domingo, 31 de janeiro de 2010

Por que tristeza?

Tristeza não tem fim
Felicidade sim
A felicidade é como a pluma
Que o vento vai levando pelo ar
Voa tão leve
Mas tem a vida breve
Precisa que haja vento sem parar (...)
Tristeza não tem fim
Felicidade sim
A felicidade é como a gota
De orvalho numa pétala de flor
Brilha tranqüila
Depois de leve oscila
E cai como uma lágrima de amor


Como o poeta Vinícius de Moraes sabia muito bem, a vida é uma dádiva, um presente entregue graciosamente por Deus a cada um de nós, pronta para nos ensinar e nos fazer melhores.

A felicidade, fluída e delicada como a gota de orvalho, é um bem delicado, frágil, que devemos zelar e cuidar, sob a pena de não sermos mais merecedores de sua Graça.

Sentir a felicidade desta forma está longe, muito longe, de sermos amargos, pessimistas. Ao contrário, fazê-lo é respeitar, reverenciar a vida.

Como nos versos do poeta, a felicidade requer boa vontade e energia de cada um de nós, empenhados em tê-la ao nosso lado. Ações, visões, transformações são imperativas, a cada dia, a cada segundo de nossas vidas, para termos a Felicdade ao nosso lado. A Tristeza não.

Cabe aos acomodados, inertes na vida, contemplarem a tristeza de forma passiva, amargurados em sua auto-piedade de que, como em um destino perverso, as sombras de suas decepções o acompanharão.

A Felicidade é algo que se alcança. A Tristeza é algo que se acompanha.

Ser feliz ou ser triste, antes de qualquer coisa, reside com que gana, com que chama seguimos na vida.

Cuidar com zelo do nosso presente divino - a vida - e respeitar seus obstáculos e antes de mais nada buscar a felicidade, final ela é leve como uma pluma e precisa qua haja vento sem parar.

2 comentários:

  1. Olá! Adorei mesmo seu blog, sua escrita é ótima e suas reflexões deixam algo para pensar mesmo depois da saida do computador com perguntas existências e buscando respostas sempre o mais simples possível! Parabéns e continue assim, que eu venho comentar mais frequentimente!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por prestigiar meus textos e minhas ideias.

    O meu objetivo é exatamente este: pensar e fazer pensar, e assim pretendo sempre fazer!

    Um beijo,

    ResponderExcluir

AddThis Social Bookmarking Button